Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Empregos grátis

A busca por emprego não precisa ser paga. É verdade que pode ser cômoda a situação de termos uma empresa ou um site que se responsabiliza e nos livra dessa árdua tarefa de encontrar o nosso par ideal de trabalho. Mas também existem muitas alternativas para buscar empregos de forma gratuita.
networking, ou seja, utilizar a sua rede de relacionamentos é sempre uma boa alternativa.
Podemos enviar uma mensagem para nossa lista de contatos e informar o que estamos buscando junto com o nosso currículo. Ou pedir a um amigo que o faça, visto que é sempre mais agradável fazer esse contato de maneira indireta.
Há também alternativas mais pró-ativas nessa busca por um emprego grátis.
Existem diversos sites de empresas de recrutamento com oportunidades para todas as pessoas interessadas. Essas empresas ganham toda vez que conseguem encontrar um talento para seus clientes.
Para as pessoas que vão seguir esse caminho, é interessante conhecer uma lista grande de sites e encontrar aqueles que têm o perfil mais parecido com o estágio da carreira de cada candidato ou até mais empregos na região que o candidato tem interesse.
Uma lista grande com sites de oportunidades, muitos deles com ofertas de empregos grátis, pode ser encontrada na sessão de oportunidades da OsEmpregos.com.br

Afinal, você está no caminho de uma profissão do futuro?

Você já ouviu falar que o mundo está mudando cada vez mais depressa?
Você pode acreditar nisso, discordar, achar que sempre foi assim. Talvez para cada um de nós o que parece mudar mais rápido é o momento atual, pois é o que presenciamos. O importante no mundo profissional no que tange a essas mudanças é buscar o alinhamento com o nosso desenvolvimento futuro.
Imagine você agora fazer um curso de datilografia em máquina de escrever. Ou um curso de design gráfico sem computador. Você pode até ter um papel importante em algum empresa ou negócio por questões conjunturais, mas é fácil perceber que está em descompasso com o desenvolvimento tecnológico do mundo dito moderno.
Esses exemplos, no entanto, são muito óbvios, pois estamos considerando o que é obsoleto no mundo de hoje. Quando vamos investir quatro, cinco ou até mais anos em uma formação profissional é interessante pensar qual será o futuro dessa carreira quando você estiver formado. E uns 10 anos para frente, como estará? Você estará melhor ou pior preparado para se colocar no mercado e ter um futuro promissor ou ao menos tranquilo. A sua profissão faz parte do futuro ou será uma peça de museu?
O planejamento profissional de cada pessoa deve levar em consideração a trajetória mundial, considerando as mudanças tecnológicas, as novas tendências e as preferências de cada pessoa. Para uma pessoa que já tem um direcionamento profissional, antes de começar um novo investimento é sempre bom pensar se essa profissão tem futuro.
Converse com amigos que fizeram ou estão fazendo esses investimentos ou treinamentos. Procure informações sobre essa carreira e principalmente de tendências. E lembre que o valor de uma profissão para você não é o atual, mas o que terá quando você puder exercê-la.

O que é networking?

Networking é a habilidade de um profissional de se relacionar de forma a aumentar suas potencialidades profissionais, criando virtualmente uma rede de relacionamentos.
Em palavras simples, diga me com quem tu andas e direi quem és. Se andar com gente demais, podemos ainda falar que escolhes quem és. E esse é o grande valor do networking, poder saber as opções que existem no mercado e aumentar suas chances de alcançá-las.
Se você é bem avaliado dentro de sua rede de relacionamentos, oportunidades e vantagens podem aparecer no seu colo.
Por outro lado, se você é mau visto em sua rede, as oportunidades podem fugir de você.
Assim, uma dica importante nesses relacionamentos é manter uma imagem séria e profissional em sua rede. Ao se desligar de uma empresa para uma oportunidade melhor, valorize o lugar que trabalhou, as pessoas e os amigos.
Todos gostam de ser respeitados, inclusive você. Seja profissional, respeito os outros profissionais e, acima de tudo, respeito você mesmo.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Está afim de uma comédia romântica?

Este livro tem 352 que você vai devorar em poucas horas. De leitura fácil e envolente, a obra - que também virou filme - é leve e divertida.

Livro que desperta o cérebro

A Branca Voz da Solidão, Emily Dickinson

A Branca Voz da Solidão
A poeta norte-americana Emily Dickinson não publicou nenhum livro. Seus quase 2 mil poemas foram publicados depois de sua morte, em 1886. Ela tem sido bem traduzida no Brasil, desde Manuel Bandeira até Augusto de Campos e Aíla de Oliveira Gomes. Mas ninguém fez tanto pela poesia de Emily Dickinson no Brasil quanto José Lira, tradutor desta coletânea. Lira não introduziu sua poesia no país, mas pode-se dizer que a consolidou — tanto com as traduções inventivas quanto com a crítica refinada. Outro livro traduzido por ele: “Emily Dickinson: Alguns Poemas”. (Editora Iluminuras.)

Não sabe o que fazer? Então, leia-o!

Imagine um grupo de dez dos melhores velejadores do mundo tentando ganhar uma corrida ao redor do planeta contra outras tripulações igualmente estelares. Essa é a história real narrada por Daniel Hirsch em "O Espírito de Equipe" — um livro carregado de lições sobre marketing esportivo, competição, formação e gestão de equipes de alto desempenho, liderança, desafios pessoais e gerenciamento de projetos.

Hirsch foi um dos tripulantes do L Esprit d Équipe, veleiro francês que, em 1986, venceu a regata de volta ao mundo Whitbread — a competição que hoje se chama Volvo Ocean Race. Ela é disputada em diversas etapas ao longo de vários meses. É uma das mais duras competições de vela oceânica do planeta. Não por acaso, seu lema atual é "Life at the Extreme" (a vida em condições extremas).

O livro de Hirsch, publicado em 1988 pela editora Brasiliense, está esgotado, mas pode ser comprado em sites como o Estante Virtual. A tradução para o português tem muitos erros, mas vale a leitura assim mesmo. Para quem lê francês, há a opção de encomendar a edição original (ed. Arthaud, 1992). Há exemplares usados em livrarias como a Amazon francesa. Infelizmente, não há edição digital — só em papel.

Currículo: três erros de português para evitar

Erros de português



1. Ortografia e digitação

Erros de ortografia e digitação são os mais comuns e podem fazer um candidato desatento perder alguns pontos na avaliação.

2. Pontuação

Outro problema recorrente é a falta de vírgulas no texto corrido. A dica é usar vírgulas para estruturar o texto, como se fossem aspas, que você deve abrir e fechar. Se achar que não domina o assunto, utilize frases curtas e objetivas.

3. O verbo “haver”

Muita gente também tropeça nessa hora porque se esquece de que “haver” no sentido de existir não tem sujeito, por isso fica sempre na terceira pessoa do singular.